top of page

Primeiro passo: Passaporte & Visto Americano

  • Foto do escritor: turistorlando
    turistorlando
  • 20 de abr. de 2015
  • 3 min de leitura

171003post_foto.jpg

Olá viajantes, tudo bem com vocês?


Hoje iremos falar sobre a primeira providência que deve ser tomada quando se fala em viajar para os Estados Unidos, que é a expedição do passaporte e do visto americano.


Tenho muitos amigos e conhecidos que decidem viajar para Orlando, se empolgam, fazem planos, mas acabam se esquecendo desse detalhe referente a documentação internacional e, por causa disso, acabam desistindo de tudo no meio do caminho.


Por esse motivo, aí vai meu conselho: antes de escolher o destino, antes de escolher a data, antes de planejar qualquer coisa, façam seus passaportes e seus vistos, os quais, uma vez expedidos, serão válidos por um longo tempo. Desse modo, se bater aquela vontade louca, se pintar uma promoção incrível, se surgir uma oportunidade única, basta fazer as malas e decolar rumo a terra onde os sonhos se tornam realidades.


Mas enfim, o que devemos fazer pra ter os documentos em mãos e estarmos aptos para pisar em solo americano?


O primeiro passo é fazer o passaporte!!!


Para tanto, necessário que se visite o website da Policia Federal (link: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/passaporte), preencha o formulário e gere o boleto, no valor que hoje em dia remonta em R$ 156,00 (cento e cinquenta e seis reais). Realizado o procedimento, um numero de protocolo será emitido. Guarde-o em segurança.


Após pagar o boleto (guarde o comprovante), visite novamente o o website da Policia Federal e, dessa vez, será possível agendar a data da entrevista, a ser realizada na sede da Policia Federal mais próxima do seu domicílio.


No dia da entrevista você deve levar sua carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, certidão de casamento, comprovante de pagamento do boleto, protocolo, titulo de eleitor e o recibo de votação da ultima eleição, inclusive do segundo turno, se ocorreu. Caso você não tenha este recibo, basta imprimir um comprovante de quitação no website do Tribunal Superior Eleitoral (Link: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/situacao-eleitoral).


IMPORTANTE: Se você for fazer o passaporte de um menor de idade é necessário que os DOIS PAIS o acompanhem.


Finalizada a entrevista, o passaporte deve ficar pronto em aproximadamente uma semana, com validade de 10 (dez) anos.


Com o passaporte em mãos, você pode finalmente agendar o seu visto americano, no website da (Link: https://ceac.state.gov/genniv/)


Caso você tenha um bom domínio da língua inglesa, provavelmente vai conseguir fazer todo o procedimento pelo site. Mas se tiver dificuldade, minha sugestão é que contrate os serviços de alguma agencia de viagens, tudo para que não ocorra nenhum imprevisto no procedimento, que não é tão simples quanto o do passaporte, pois trataremos diretamente com o consulado americano, onde o “buraco é mais embaixo”.


Em todo caso, será necessário preencher um outro formulário, e pagar a taxa no valor de U$ 160,00 (cento e sessenta dólares).


Após realizar o pagamento da guia, você deve escolher onde será feita a entrevista, que somente poderá ocorrer nas cidades brasileiras em que existir um prédio do consulado ou da embaixada americado. No Brasil não são muitos os locais disponíveis, podendo o viajante optar por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasilia e Recife.


Para sua segurança, é aconselhável que, no dia da entrevista, você leve consigo toda a documentação possível, desde copia do documento de identidade, até declaração completa de Imposto de Renda, extratos bancários, contracheques ou holerites (tudo dos últimos três meses), declaração de faculdade e certidão de casamento.


É bem provável que você nem utilize estes documentos, mas não vale a pena correr risco de ter seu visto negado na hora “H” não é?


A entrevista será feita em duas etapas, primeiro no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto), e depois no consulado americano. As duas etapas não poderão ser realizadas no mesmo dia, e a visita ao CASV deve ocorrer antes do atendimento no consulado.


No primeiro dia, o procedimento será extremamente rápido, se resumindo a tirada de fotos, colheita de impressões digitais e entrega de documentos, sendo eles a confirmação do formulário DS-160 (com código de barras), o número do passaporte e a confirmação do pagamento da taxa. Leve também, por via das dúvidas, uma foto 5x7, utilizando roupas escuras, na qual apareçam seu pescoço e orelhas.


No segundo dia, a verdadeira entrevista será tomada, sempre por um funcionário do consulado norte americano, que fará as perguntas que entender pertinente - como o motivo da viagem, existência de parentes residindo no exterior, ou sua ocupação profissional no Brasil - e decidirá pela emissão do visto, ou não. Neste dia também é necessário que leve passaporte e página de confirmação do formulário DS-160.


IMPORTANTE: Normalmente o entrevistador dará a opção de conduzir o procedimento falando em inglês. Se optar por seguir desse modo, tenha certeza do domínio da língua estrangeira, pois o funcionário do consulado costuma falar inglês melhor do que português.


Alguns dias depois, se tudo correr conforme se espera, seu visto deve estar chegando, com validade de até 10 (dez) anos.



Agora sim, vamos planejar a viagem!!!

 
 
 

Comments


Vamos turistar em Orlando?

Gabriela dos Santos da Silva

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
bottom of page